Smart muda o foco e se vende como conversível mais barato do Brasil

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A Mercedes-Benz do Brasil anunciou há cerca de dois meses a chegada do smart fortwo 2013, que traz novidades pontuais para ficar mais "masculino" (nas palavras da companhia), além de pequenas adequações de itens de série e postura de vendas. A linha de preços foi mantida, mesmo com a inconstância do IPI ao longo do ano, e começa em R$ 52.500.
O smart não deixa de focar as classes A e B, até porque custa mais de R$ 26 mil por porta, mas a estratégia de ser vendido apenas em lojas exclusivas dá lugar a algo mais sensato: cantinhos dedicados nas lojas Mercedes-Benz que já existem pelo país, com equipe exclusiva de vendedores, elevando o número de pontos de venda de oito para treze até o final de 2013. Há ainda uma campanha informal, feita verbalmente pelos representantes, sem mídia, apontando a configuração cabrio, de pouco mais de R$ 72 mil, como o conversível mais barato do Brasil -- uma chance de rodar com cabelos ao vento por menos de R$ 100 mil.
Com isso, o smart tem os seguintes preços e configurações:
- smart fortwo mhd coupé: R$ 52.500
A versão inicial da gama, com motor 1.0 aspirado de 71 cavalos, sistema start/stop (a Mercedes chama a tecnologia de micro hybrid drive, daí a sigla que dá o sobrenome ao carrinho), direção elétrica, airbag duplo e freios com ABS (antiblocante), BAS (gerenciamento de força) e assistência de partida em aclive, incorpora o grosso das atualizações visuais, que tentam dar mais robustez ao modelo e atrair mais homens.

Com isso, o logo ficou maior, ganhou pintura cromada e desceu para a grade, que também é nova, com estilo colmeia e cor preta; as tomadas de ar do para-choque estão maiores; há spoilers dianteiros, traseiros e laterais (saias); os LEDs de iluminação diurna perderam o jeitão de "broche" e agora têm a forma de linha. A mais importante mudança, porém, atende antiga reivindicação dos clientes: os pneus passam a ter o mesmo tamanho das demais versões, embora os dianteiros (175/55) sigam diferentes dos traseiros (195/50); as rodas de liga leve seguem com 15 polegadas, mas exibem novo desenho.
- smart fortwo turbo coupé: R$ 68.500
Com o mesmo motor 1.0 reforçado por turbo, gera 84 cv, tem teto panorâmico de policarbonato, ar automático e acresecenta, em relação às novidades do mhd: nova cor cinza fosco para a carroceria; tela de 6,5 polegadas sensível ao toque e escamoteável reunindo sistema de som, navegação por GPS e telefonia por Bluetooth.

- smart fortwo turbo cabrio: R$ 72.500
O mesmo do pacote anterior, mas com o teto rígido substituído por capota elétrica de tecido preto.

- smart fortwo turbo cabrio tritop: R$ 72.900
Altera o pacote anterior com a capota de tecido nas cores azul ou vermelha.

As mudanças tentam melhorar a vida do carrinho, que já não vende tão fácil quanto na chegada ao país, em 2009 (releia aqui). Rivais maiores e mais baratos, como o Fiat 500 mexicano e a linha Mini, e a mão forte do governo sobre os importados fizeram as entregas despencar: em 2010, foram 1.500 unidades; agora, com 3/4 do ano percorridos, o smart entregou apenas 1/3 daquela época: 500 carros.
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