COBALT MANTÉM DESIGN POLÊMICO, MAS GANHA PONTOS COM A CHEGADA DO MOTOR 1.8 E DO CÂMBIO AUTOMÁTICO

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Quando foi lançado em novembro de 2011, o Chevrolet Cobalt foi muito criticado pela mídia por conta de seu design - de fato, não é todo mundo que o acha tão lindo quanto o seu criador, o designerCarlos Barba.
Mas, apesar do visual - digamos - polêmico, o sedan da Chevrolet agradou aos brasileiros e tornou-se um grande sucesso de vendas. Só para você ter uma ideia, já foram comercializadas mais de 40 mil unidades do modelo, sendo que, apenas no último mês de julho, ele bateu seu record mensal, com 6.412 unidades emplacadas.
E esses números deverão crescer ainda mais, a partir de setembro, com a chegada da tão aguardada motorização 1.8 e da transmissão automática de seis velocidades - para quem não sabe, até o momento, o Cobalt só oferecia o propulsor 1.4 Econo.Flex e a transmissão manual de cinco marchas. 
Segundo dados da Chevrolet, o novo motor 1.8 Econo.Flex desenvolve uma potência máxima de 108 cv a 5.400 rpm (quando abastecido com etanol) e 106 cv também a 5.400 giros (com gasolina).
Daí você pode questionar: "Só 108 cavalinhos? Isso é potência de motorização 1,6 litro!" Pode até ser, porém, ao dirigir o modelo (e eu tive a oportunidade de fazê-lo em um trecho de pouco mais de 20 quilômetros), a sensação é de que a "tropa" embaixo do capô é bem maior do que a declarada.
Além disso, o torque em baixa é muito bom, ou seja, o motor responde de prontidão às investidas no acelerador desde as rotações mais baixas. De acordo com o fabricante, 90% do torque (17,1 kgfm com etanol e 16,4 kgfm com gasolina) já estão disponíveis a partir dos 2.500 giros.


SEIS VELOCIDADES
A transmissão manual de cinco velocidades (F17 Geração 1.5) que equipa o Cobalt 1.8 recebeu importantes melhorias, como novos seletores de engate (que conferem menor esforço e maior precisão nas trocas de marcha) e sincronizadores triplos (que permitem trocas mais esportivas e sem arranhar as marchas).
Já a caixa GF6 automática de seis marchas sequencial é a mesma do Cruze, Sonic e do recém-lançado Spin. Segundo o diretor de Engenharia de Powertrain da GM América do Sul, Paulo Riedel, o câmbio automático do Cobalt se adapta ao estilo de condução do motorista e conta com uma lógica de calibração que seleciona as marchas segundo a necessidade. "Por exemplo, em uma descida, a transmissão reduz marchas para ajudar a segurar o carro, mesmo sem a intervenção do condutor. Já em subidas ela evita trocas desnecessárias de marcha, utilizando melhor a faixa de torque do motor", explica.

DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA
Além do desempenho - e do preço -, o novo Cobalt 1.8 possui alguns detalhes que o diferenciam do sedan equipado com o motor 1.4. São eles:
- Volante com acabamento em couro (na versão LT automática e em todas as LTZ)
- Piloto automático com botões de acionamento no volante (todas automáticas)
- Novo console central (desenhado para receber a alavanca de câmbio automática)
- Spoiler traseiro
- Calotas de desenho exclusivo (LT)
- Rodas de liga leve com design exclusivo e acabamento diamantado (LTZ)
- Acabamento dark chrome (máscaras levemente escurecidas) nos faróis (LTZ)
- Lanternas traseiras com lentes transparentes e refletores cromados
- Volante com acabamento em couro (na versão LT automática e em todas as LTZ)

ITENS DE SÉRIE

A versão de entrada do Cobalt 1.8, a LT, sai de fábrica equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, airbagduplo frontal, freios ABS com EBD, vidros elétricos nas portas dianteiras, travas elétricas, computador de bordo, coluna de direção com regulagem de altura, alarme anti-furto, entre outros itens.

A top de linha, LTZ, oferece, além dos itens encontrados na LT: rodas de liga leve, farol de neblina, rádio AM/FM com leitor para CD/MP3, Bluetooth e entrada USB, espelhos retrovisores com regulagem elétrica, sensor de estacionamento, acionamento elétrico para todos os vidros, entre outros.

O Chevrolet Cobalt chega ao mercado brasileiro com garantia de 3 anos sem limite de quilometragem.
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