A Esportividade do Uno Sporting

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UM BELO VISUAL

A roupagem Sporting do Uno é a mais elaborada e resultou no melhor conjunto estético entre todos os modelos. Faróis e lanternas com máscara negra, spoilers nos para-choques dianteiros e traseiros e saias laterais na cor da carroceria, ponteira dupla do escapamento, adesivos esportivos e de muito bom gosto nas portas, molduras coloridas nos "quadradinhos" da grade, emblema alusivo da versão, aerofólio traseiro, molduras nas caixas de rodas e pequenos extratores nos para-choques, todos em preto, dão força ao seu visual. Belas rodas de aro 15 polegadas, pintadas em grafite e com detalhes diamantados e faróis de neblina, completam as mudanças externas de série.

No interior os bancos, revestidos em tecido preto e grafite, apresentam um grafismo exclusivo em baixo relevo (na cor preta brilhante), costuras e frisos em laranja e o emblema da série bordado. Os painéis, principal e das portas, tem predominância cinza com algumas partes em preto e grafite. A moldura, que envolve o rádio, as saídas de ar centrais e o painel de instrumentos, imita fibra de carbono e casou muito bem com a proposta do carro. Os instrumentos são iluminados em um tom vermelho o que aumenta a atmosfera esportiva. O volante é revestido em couro perfurado com costuras em laranja. Merece destaque o acabamento em laranja escuro e fosco nos puxadores das portas e nos botões do ar-condicionado. Todos estes detalhes que são os principais e alguns outros menos evidentes, fazem parte do Uno Sporting e são de série. Existe como opcional um revestimento em laranja para parte dos bancos e do volante. Mesmo para quem escolher a bela e inédita cor Laranja Nemo para a carroceria, este opcional de revestimento me parece exagerado. Acho que as mudanças de "série" estão muito bem acertadas e se mexer, estraga.

Onde quer que passássemos, o visual do Uno Sporting chamava a atenção de todos. Afinal, o carro cedido pela Fiat era o Vermelho Modena que estreou no Stillo Schumacher e que é o vermelho mais próximo ao famoso "Ferrari" que nós, pobres mortais, podemos comprar. Além da cor, em minha opinião, o Uno Sporting tem o visual esportivo mais bem acertado que a Fiat já vez desde o 147 Rally, passando pelos diversos "erres" dos Unos e Palios e mesmos entre todas as versões "Sporting" de outros modelos. Com exceção do Punto T-Jet, que é uma aula de estética, o visual do Uno Sporting é o mais bem sucedido da montadora italiana no Brasil.

EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS

Além dos detalhes estéticos citados acima, o Uno Sporting traz de série direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricas, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), abertura interna do porta-malas e do bocal de abastecimento, regulagem em altura da coluna de direção, entre outros.

Os principais opcionais são: ar-condicionado, HSD (High Safety Drive) Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS, rádio Connect CD MP3/WMA com RDS, viva-voz Bluetooth e entrada USB e outras opções de pacotes estéticos e de conveniência.

MECÂNICA "SPORTING"

Na mecânica, o Uno Sporting sofreu pequenas modificações. A nova suspensão é cerca de 20 mm mais baixa em relação às versões Vivace e Attractive, e suas molas ficaram mais rígidas. Elas reduzem as forças radiais na haste do amortecedor e os atritos internos, o que acarreta melhor absorção da aspereza do solo.

Os amortecedores também receberam características especificas. A barra estabilizadora dianteira tem maior diâmetro, e o eixo traseiro tem maior rigidez torcional. As novas rodas de liga leve, com aro de 15 polegadas de diâmetro, estão calçadas com pneus na medida 185/60 R15. Segundo a montadora, "estas soluções foram idealizadas para que as suspensões do Uno Sporting tivessem menor tempo de resposta e menor inclinação da carroceria nas curvas e também proporcionassem maior progressividade e linearidade de respostas em manobras realizadas no limite de aderência".

O motor do Uno Sporting é o mesmo 1.4 Evo que já equipa as versões Attractive e Way. Ele rende 85/88 cv de potência aos 5.750 rpm e 12,4/12,5 kgfm de torque aos 3.500 rpm, respectivamente com gasolina e etanol.

 VESTINDO O COMPACTO

O Novo Uno é acima de tudo um carro honesto e muito bem acertado. Como "futuro temporário" carro de entrada da Fiat (o Mille ainda resiste enquanto os airbags não forem obrigatórios em 100% dos carros fabricados e um sub-compacto sairá da nova fábrica Fiat no Nordeste) ele tem boa ergonomia e espaço interno entre os melhores da categoria.

O modelo testado tinha regulagem em altura do banco do motorista (opcional) e a da coluna de direção (de série) que facilitavam encontrar a melhor posição para dirigir. Os comandos de áudio, ar-condicionado e vidros ficam bem à mão. Mesmo os dos vidros que ficam no painel central e não nas portas como manda a boa ergonomia, não incomoda após se acostumar com a posição. A visibilidade é boa para frente e para trás. As colunas "C" são muito largas e prejudicam a visibilidade lateral traseira. Em compensação, os grandes retrovisores externos ajudam na condução e em manobras de estacionamento, assim como as luzes de ré que ficam em posição elevada e são tão fortes que mais parecem faróis para trás.

Quatro pessoas de até 1,70 m viajam com espaço de sobra para pernas e ombros. Acima desta estatura, não sobra tanto espaço para as pernas de quem vai no banco de trás. Já para cabeça e ombros o espaço é muito bom. Um eventual quinto passageiro fica apertado como na maioria dos compactos. O espaço para bagagem foi exato para uma mala grande, uma média e uma pequena. Mesmo assim, tivemos que usar a prática regulagem do encosto do banco traseiro que, ao deixá-lo mais na vertical, cria um pequeno, mas, valioso espaço no bagageiro.

A única ressalva à ergonomia do Uno Sporting fica por conta do conjunto de pedais.  Ele fica deslocado para a direita desalinhado em relação ao volante e o curso do pedal de embreagem poderia ser menor, mais direto como no Punto T-Jet. Além de causar certo desconforto, o longo curso do pedal não é nada esportivo.
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