PUNTO 2013 CHEGA MAIS ATUALIZADO DO QUE NUNCA!

{[['']]}

Lançado no Brasil em 2007, o Punto caiu no gosto dos brasileiros, principalmente por conta do seu design "a la Maserati". Mas, mesmo exibindo um visual ainda moderno, o hatch Premium produzido em Betim já estava clamando por uma repaginada. E assim, a Fiat o fez. E fez mais. Incrementou o modelo com tecnologias inéditas, tais como o "Seletor DNA", sistema "eco:Drive", câmbio "Dualogic Plus" e até mesmo um sistema que mantém o motorista informado sobre tudo o que acontece na internet enquanto ele dirige: o "Social Drive"!





POR LICINÁIRA BARROSO, de São Paulo



Já imaginou receber informações do Facebook, Twitter e Foursquare enquanto dirige, sem tirar as mãos do volante e sem ter que usar a internet do seu celular? Pois saiba que essa tecnologia já chegou ao Brasil! E quem faz sua estreia é o novíssimo Punto, que acaba de ser apresentado para a imprensa especializada, com previsão de início das vendas para agosto próximo.



A novidade, batizada de Social Drive, é compatível com o sistema Blue&Me e funciona da seguinte maneira: o proprietário de um Punto cria uma conta no site do Social Drive (www.fiat.com.br/socialdrive)e o configura de acordo com suas preferências, selecionando as informações que quer receber (notícias, eventos, check-ins, aniversários, etc) e os amigos das redes sociais que quer se conectar.



O próximo passo é salvar o número do Social Drive (4003-6166) na agenda do celular e ligar, através do Blue&Me, toda vez que quiser se conectar enquanto dirige. Simples e seguro, uma vez que não é necessário tirar as mãos do volante e muito menos desviar os olhos do trânsito, já que o sistema "lê" as mensagens para você.




Mas é importante destacar que para usar o Social Drive é imprescindível que o carro esteja equipado com o Blue&Me, um sistema que é de série apenas no Punto T-Jet. Na versão Sporting 1.8, ele custa R$ 868,00, enquanto na Essence 1.6 é oferecido dentro de um kit que tem preço sugerido de R$ 2.465,00. Agora, se você faz questão da nova tecnologia e pretende comprar o Punto Attractive 1.4 é bom preparar o bolso, afinal, será necessário desembolsar R$ 2.850,00 pelo pacote que inclui, além do Blue&Me, ar-condicionado e retrovisores elétricos. 

E já que estamos falando em preços, veja abaixo a tabela com os preços e principais itens de série das versões da nova linha 2013 do Fiat Punto:  
 VERSÕES
PREÇOS
 ITENS SÉRIE
 Attractive 1.4
R$ 38.570,00
  HSD (Air bag duplo + ABS), ESS (Emergency Stop Signaling), vidros elétricos dianteiros, direção hidráulica, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, My Car Fiat, travas elétricas, entre outros. 

Essence 1.6
R$ 41.750,00
Itens da Attractive mais: ar-condicionado, chave canivete com telecomando, retrovisores elétricos, farol de neblina, computador de bordo B, entre outros.
 
Essence 1.6 Dualogic
R$ 44.140,00
 Itens da Essence manual mais: câmbio Dualogic e piloto automático

Sporting 1.8
R$ 46.400,00
Itens daEssence mais: rádio CD/MP3 com USB, roda de liga 16", volante em couro com comando de rádio, pedais esportivos, cintos de segurança na cor vermelha, ponteira de escapamento com saída dupla cromada, entre outros 

Sporting 1.8 Dualogic
R$ 48.770,00
Itens da Sporting manual mais: câmbio Dualogic e piloto automático 

T-Jet 1.4 Turbo
R$ 55.740,00
Itens da Sporting mais: vidros traseiros elétricos, roda de liga 17", piloto automático, Blue&Me, rádio CD/MP3, sensor de estacionamento, Seletor DNA, volante com base quadrada, som Hi-fi com subwoofer, entre outros

 
SELETOR DNA



Outra tecnologia que estreia no Novo Fiat Punto, mas apenas na versão T-Jet, é o Seletor DNA. Calma, não se trata de nenhuma comprovação de paternidade! A sigla vem de "Dinâmico, Normal e Autonomia", que são os modos de condução que o motorista pode selecionar através de uma pequena alavanca junto ao porta-copos, no console central.



Ao acionar o Dinâmico, o sistema aumenta a proporção entre o curso do pedal do acelerador e a abertura da borboleta, deixando as respostas do motor mais rápidas. No quadro de instrumentos, além da indicação em barras do desempenho da turbina, são indicados os momentos de troca para marcha superior.



Passando para o modo Normal, volta tudo a ser como antes, ou seja, as características originais de respostas do motor ficam mantidas, sem nenhuma alteração no seu mapeamento.



E, finalmente, o modo Autonomia ensina o motorista a conduzir de forma mais econômica, através de indicações no display do quadro de instrumentos, tanto para subir quanto para reduzir marchas. Essa alternativa também permite a visualização da escala progressiva do Econômetro, que mostra o quanto o quanto se está consumindo de combustível naquele exato momento.


ECO:DRIVE



Os modelos equipados com o Blue&Me também passam a incorporar o eficiente sistema eco:Drive. Basicamente, ele analisa as rotas percorridas coletando inúmeras informações do veículo durante o trajeto. Os dados sobre emissões e eficiência do motor são transmitidos para um pen-drive ou celular com tecnologia Android (acoplado à entrada USB no painel do carro).



Após trafegar por um determinado número de percurso, o motorista precisa apenas retirar seu pen-drive e conectá-lo ao computador pessoal. As informações obtidas serão transformadas em infográficos detalhados sobre o desempenho do carro e o nível de emissões ocorrido durante sua utilização. Ele calcula a economia de consumo de combustível em litros e em reais e a redução obtida de CO2. O objetivo do sistema é fornecer dados ao motorista de forma que sua condução seja a mais eficiente possível, especialmente em termos de economia e emissões de gases poluentes.



DUALOGIC PLUS

O câmbio automatizado Dualogic do Punto recebeu o sobrenome Plus e melhorias nas trocas de marchas. Entre as principais evoluções introduzidas no sistema destacam-se o "Creeping" e o "Auto-up Shift Abort" - ai, como a Fiat gosta de nomes difíceis, heim!?

No caso do Creeping, logo após o motorista liberar o freio, a central eletrônica acopla a embreagem progressivamente permitindo a movimentação do veículo até uma velocidade máxima de 7,2 km/h. Isso facilita manobras de estacionamento e arrancadas em pistas inclinadas (aclives ou declives) trazendo maior comodidade ao condutor. Segundo a Fiat, o torque máximo aplicado é de 3,5 kgfm, permitindo o arranque em rampas leves.

Já com a função Auto-up Shift Abort, o sistema é capaz de identificar o exato momento de uma necessidade de retomada de velocidade e abortar, se for o caso, a troca para uma marcha superior, mantendo a rotação do motor elevada para disponibilizar mais torque e potência.

AINDA MAIS MODERNO

É preciso estar atento para não confundir o novo Punto nas ruas com seu antecessor. Afinal, as mudanças externas se limitam aos para-choques, aos novos blocos óticos e às lanternas, agora em LED. Já por dentro, o hatch passou por uma remodelagem profunda.

Os painéis foram redesenhados e agora têm revestimento, texturas, tecidos e cores que caracterizam cada versão. Também são novos os comandos internos (que receberam uma nova iluminação branca), a alavanca do câmbio Dualogic Plus, rádio CD/MP3, rede porta-objeto no console central e guia de luz no painel e nas maçanetas das portas.


EMBAIXO DO CAPÔ

Já embaixo do capô a novidade fica por conta do novo motor Fire Evo 1.4 Flex que chega à linha 2013 do Punto, exclusivamente na versão Attractive. Equipado com comando de válvulas CVCP (com fase continuamente variável), o novo propulsor rende 85 cv de potência a 5.750 rpm e torque máximo de 12,4 kgfm a 3.500 rpm quando abastecido com gasolina; e 88 cv a 5.750 giros e torque máximo de 12,5 kgfm a 3.500 rmp quando abastecido com etanol.

A versão Essence manteve o motor 1.6 16V E.torQ Flex, que desenvolve uma potência máxima de 115 cv e torque máximo de 16,2 kgfm a 4.500 giros rodando somente com gasolina. Abastecido com etanol, sua potência sobe para 117 cv e seu torque para 16,8 kgfm também a 4.500 rpm.

Com potência máxima de 130 cv quando abastecido com gasolina e de 132 cv com etanol, o motor E.torQ 1.8 16V Flex equipa a versão Sporting. O torque máximo é de 18,4 kgfm (gasolina) e de 18,9 kgfm (etanol), ambos a 4.500 rpm.

E, finalmente, o propulsor 1.4 16V Turbo de 152 cv de potência máxima e 21,1 kgfm de torque (entre 2.250 e 4.500 rpm) está sob o capô do Punto T-Jet. Segundo dados da Fiat, nesta versão, o hatch sai da inércia e atinge os 100 km/h em 8,3 segundos, chegando a uma velocidade máxima de 203 km/h.




Share this game :

Nenhum comentário:

Postar um comentário