{[['']]}
Ao retirar esta Suzuki Bandit 1250 na redação do portal Show de Moto, por causa chuva que caía, cheguei a pensar: “Poxa, hoje o teste está mais para jet ski do que motocicleta”. Mas… quanta diferença! A visão inicial desta moto me remete a uma formiga. Sim, isso mesmo, uma Formiga Atômica!
A comparação tem suas justificativas: parece pequena, mas quando se solicita força é melhor sair da frente. O bicho é nervoso! Claro, estamos falando de uma pilotagem segura e tranquila respeitando os limites das vias públicas. Também quero deixar claro que as primeiras impressões foram muito boas tendo em mente a relação de custo-benefício.
Impressionante desde o momento em que se dá a partida nesta Bandit. Do escape (quatro em um) se ouve uma música agradável aos amantes de um bom som (ou potência). Seus quatro cilindros em linha trabalham de modo muito harmônico e silencioso; ouve-se apenas o necessário. Os primeiros quilômetros foram feitos em trânsito urbano e debaixo de chuva moderada. Mas até a natureza parece prestar homenagem a esta fera, pois parece não querer que essa bela máquina fique toda suja e cessou a chuva logo após o início dos testes.
Comportamento exemplar no trânsito urbano, seja em vias normais, ou nos “corredores virtuais”, pois esta elegante e esguia máquina não deixa a desejar em nenhum quesito. Rodando tranquilamente nas marginais a 90 km/h, com o motor a 3.000 giros, o que dá uma sensação de conforto e tranquilidade, pois o objetivo foi de uma pilotagem urbana e não esportiva. Quando solicitado, tem motor de sobra (1.255 cc) para uma prazerosa pilotagem em estrada, curtindo os quase 100 cavalos de força e freios (duplos discos na frente e disco simples na traseira) muito competentes pelo conjunto apresentado.
A pilotagem no transito urbano foi muito segura com esta Suzuki Bandit 1250, seja pelo forte motor e pelos grandes discos na dianteira e traseira, pelo peso bem distribuído e pelo forte e robusto chassi em aço, oferecendo ao piloto uma ciclística e altura do banco possibilitando o apoio firme no solo. O conjunto se comportou muito bem em curvas, retas e frenagens, mesmo em pista molhada, ressaltando-se que um ABS poderia elevar mais ainda o nível de segurança desta máquina.
O bom painel oferece todas as informações importantes: velocidade (digital, painel de cristal líquido), conta-giros (analógico), temperatura (excesso) do radiador, nível do óleo (baixo), luz alta, setas, neutro, relógio, hodômetro total e dois parciais, indicador de marchas engatadas (muito útil aos iniciantes). Um pequeno detalhe me agradou muito, a luz de estacionamento acionada pela chave depois de travada, ou seja é o último toque da chave ao se rodar para a esquerda, evitando que se deixe a luz de estacionamento acesa descuidadamente. O cavalete central colabora muito nas pequenas manutenções feitas em casa, como limpeza e lubrificação da transmissão ou para reparo dos pneus.
Uma das melhores surpresas que tive ao testar uma moto na estrada. Como foi agradável fazer este teste! Engarupado, uma manhã com tempo muito bonito, ensolarado, já nas marginais notei as virtudes desta máquina, forte, rápida, esbelta e “lisa”, ou seja, ela desliza entre os carros, parece quase flutuar.
Ao entrarmos na rodovia, bastou girar levemente o acelerador para sairmos dos 90 km/h (3.000 rpm) e chegar aos 120 km/h (4.000 rpm), sem fazer esforço ou estardalhaço, pois esta máquina, apesar de seu nome “Naked”, é muito discreta e comportada. Porém, aviso aos navegantes, se preciso for: sua aceleração sobe de maneira absurda atingindo números que, acreditem, a fiscalização poderia tirar a sua habilitação rapidamente.
Fato interessante desta beleza é o conforto para piloto e garupa, o nos que nos provoca uma agradável surpresa. Ao final de 45 km em transito urbano e outros 150 Km rodados em uma manhã, com autonomia do tanque aprovada, 15,8 km/L, nem piloto nem garupa reclamam de cansaço ou desconforto, o que em uma superesportiva não ocorreria certamente. Minha conclusão é que esta naked da Suzuki é valente, bonita, elegante e muito interessante, ou seja, uma excelente opção para quem quer potência, segurança e conforto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário