Moda e motor andam juntos no maior salão do automóvel do mundo

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Máquinas e moda andam lado a lado quando o assunto é design para um selecionado público. No Salão de Frankfurt, na Alemanha, duas montadoras destacaram esta combinação: a italiana Maserati e a francesa Citroën, não à toa, marcas oriundas de países tradicionalmente criadores de moda. A Maserati foi mais "direta" e fechou uma parceria com a casa Fendi para desenvolver uma edição especial do modelo GranCabrio.


“O objeto de luxo para ser desejado tem que ser adaptado às necessidades de uma época. Quando um carro é criado de acordo com uma marca já conceituada é mais fácil de atingir o público-alvo, ou seja, atingir o desejo desse público para o consumo dele”, analisa a consultora de moda Helen Pomposelli, sobre a parceria.



O carro arrancou suspiros em muita gente, especialmente, de mulheres. Destaque para a cor diferenciada, que mistura um tom de cinza escuro com uma camada dourada de acabamento. O tom foi batizado de Grigio Fiamma Fendi. Nos bancos, o logo da Fendi traz mais requinte ao acabamento já primoroso do superesportivo.


"Para personalizar a edição nova de um carro, como foi o caso do GranCabrio, da Fendi, o modelo ganha o conceito e a mesma linguagem daquela marca de roupa, tanto a cartela de cor como um acabamento que pode se assemelhar a um acessório ou roupa assinada daquela marca. Além de tudo, o carro ainda ganha a logomarca, objeto de desejo daquele quem vai comprar”, ressalta a consultora.

A Fendi também criou uma edição limitada de malas de viagem, que serão entregues aos clientes da Maserati como acessório do carro. “O que vai entrar na vantagem também é a personalização desse objeto de desejo, coisa que está muito em moda. O consumidor hoje quer não só o diferenciado, mas o que ‘pode ser feito especialmente’ para ele”, comenta Helen.

A versão especial vem com o motor padrão 4.7 V8, acoplado a uma transmissão automática.

Linha DS é grife francesa
A Citroën apresentou no Salão de Frankfurt a perua DS5, mais um produto da linha de grife da marca francesa. o diretor mundial de design da PSA Peugeot Citroën, Jean Pierre Ploué, afirmou que a marca já trabalha nos projetos de um sedã e de uma SUV. Questionado sobre o que inspira as linhas da submarca “premium” da Citroën, Polué é categórico: o luxo francês.


De acordo com o executivo, os traços e o acabamento dos carros são inspiradas em conceitos criados pelas marcas francesas Chanel, Dior, Louis Vuitton e Hermès. “Trabalhamos com esse espírito na linha DS. Uma concepção de muita beleza, exotismo e de ruptura”, descreve o diretor mundial de design.


Na prática, tais influências podem ser observadas, de acordo com Ploué, nos contrastes de cores e texturas, nas formas e nos detalhes dos modelos, como as delicadas costuras das partes em couro feitas a mão “Olha o detalhe, ponto por ponto”, diz o executivo ao mostrar as peças de acabamento expostas em um ateliê de design montado no estande da marca no Salão de Frankfurt.

E o caminho inverso, de a máquina inspirar a moda, pode acontecer? Para Helen Pomposelli, os carros não inspiram a “moda”, mas sim “os modismos de comportamento daquele consumidor.”
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