Interior pode receber acabamento em dois tons como opcional

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Fiat Grand Siena

A Fiat caprichou na nova geração do Siena. O modelo está maior, mais bem resolvido internamente e ganhou muito em dirigibilidade. Em números, para que você tenha uma noção melhor, ele está 14 cm maior (4,29 m ante 4,15 m do anterior) no comprimento e no entre-eixos (2,51 m vs. 2,37 m), 7 cm mais largo (1,70 m ante 1,63 m) e 5 cm mais alto (1,50 m ante 1,45 cm). Tudo isso até justifica o predicado no nome. Agora ele passa a ser chamado Grand Siena (o logotipo na traseira segue Siena, com o Grand na coluna traseira). 

Fiat Grand Siena Attractive
 
Estruturalmente ele também está bem melhor. Apesar de compartilhar projeto com o Palio, sua suspensão traseira, por exemplo, é derivada do Punto. Isso conferiu a ele um ganho significativo na condução. Ele está mais estável, a carroceria não oscila tanto em curvas e a suspensão abandonou aquele comportamento “molenga” por um acerto intermediário, levemente mais rígido. 

Fiat Grand Siena Attractive

Além do motorista, os passageiros também disfrutam dessas melhorias. Ele não tem espaço traseiro de sobra para as pernas como um Nissan Sentra, por exemplo, mas acomoda bem quatro adultos. O porta-malas também ganhou 10 litros na capacidade, passando agora para 520 litros. O acabamento interno é similar ao do novo Palio, com opções de personalização para o painel. Em geral ele agrada e não apresenta falhas aparentes. O volante, similar ao do Punto, agrada pelo design e formato anatômico. Destaque para a saída de ar quádrupla no alto do console central. Segundo a Fiat, o recurso foi pensado para melhorar o resfriamento da cabine, especialmente na parte traseira. 

Fiat Grand Siena Essence

Por R$ 38.710 o Grand Siena Attractive não decepciona com os 88 cv e 12,5 kgfm de torque do seu 1.4 8V. Com comando de válvulas variável, ele responde bem quando solicitado, mas não espere a mesma desenvoltura quando carregado. Se você o utilizará mais para o dia a dia e nem sempre carregado, ele pode ser uma opção, contudo, se ele será o carro da família e o porta-malas ficará cheio com mais frequência, opte pelo 1.6 16V. 

Fiat Grand Siena

Além do funcionamento suave, os 117 cv e 16,8 kgfm do Siena Essence (R$ 43.470) empurram o sedã de maneira mais “folgada”. O câmbio manual para as duas versões foi aprimorado e também está melhor. Os engates estão ligeiramente mais curtos e as marchas são selecionadas com mais suavidade. Um salto digno de nota foi da transmissão robotizada presente na versão Essence Dualogic (R$ 45.900). “Foi realizado um trabalho mais complexo de calibração. Nele, levantamos o maior número possível de situações de trocas de marcha e realizamos a análise de cada uma. Como consequência, conseguimos eliminar grande parte dos ‘soluços’ sentidos em caixas desse tipo”, explica Claudio Demaria, diretor de engenharia da Fiat. 

Fiat Grand Siena Attractive

E, na condução, o que se nota é bem isso mesmo. Mesmo nas saídas de primeira e segunda marchas, a mais comum nas cidades, é perceptível que o sistema atua até de maneira mais rápida. As passagens não são seguidas daquele “tranco” característico em câmbios do tipo. Para manobrar, contudo, a dificuldade permanece uma vez que não é possível controlar a embreagem e ele nem acelera levemente como um carro automático. 

Fiat Grand Siena

Enquanto o Siena EL continuará em linha para brigar na faixa dos sedãs 1.0, o Grand Siena comprovou que está nos níveis dos rivais mais recentes e pronto para a disputa no mercado. Tomando como base o Grand Siena Attractive, seu preço é competitivo quando comparado ao Chevrolet Cobalt (parte de R$ 39.980). Se já vem com ar-condicionado de série, fica devendo o ABS e airbag de série presentes no Fiat. Correndo por fora, o Nissan Versa mais acessível é oferecido por R$ 35.590 e tem a vantagem de já vir com motor 1.6 16V de 111 cv. Porém, fica devendo ABS, ar-condicionado e vidros elétricos. 

Interior pode receber acabamento em dois tons como opcional

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