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Fiat Grand Siena |
A Fiat caprichou na nova geração do Siena. O modelo está maior, mais bem resolvido internamente e ganhou muito em dirigibilidade. Em números, para que você tenha uma noção melhor, ele está 14 cm maior (4,29 m ante 4,15 m do anterior) no comprimento e no entre-eixos (2,51 m vs. 2,37 m), 7 cm mais largo (1,70 m ante 1,63 m) e 5 cm mais alto (1,50 m ante 1,45 cm). Tudo isso até justifica o predicado no nome. Agora ele passa a ser chamado Grand Siena (o logotipo na traseira segue Siena, com o Grand na coluna traseira).
Fiat Grand Siena Attractive |
Estruturalmente ele também está bem melhor. Apesar de compartilhar projeto com o Palio, sua suspensão traseira, por exemplo, é derivada do Punto. Isso conferiu a ele um ganho significativo na condução. Ele está mais estável, a carroceria não oscila tanto em curvas e a suspensão abandonou aquele comportamento “molenga” por um acerto intermediário, levemente mais rígido.
Fiat Grand Siena Attractive |
Além do motorista, os passageiros também disfrutam dessas melhorias. Ele não tem espaço traseiro de sobra para as pernas como um Nissan Sentra, por exemplo, mas acomoda bem quatro adultos. O porta-malas também ganhou 10 litros na capacidade, passando agora para 520 litros. O acabamento interno é similar ao do novo Palio, com opções de personalização para o painel. Em geral ele agrada e não apresenta falhas aparentes. O volante, similar ao do Punto, agrada pelo design e formato anatômico. Destaque para a saída de ar quádrupla no alto do console central. Segundo a Fiat, o recurso foi pensado para melhorar o resfriamento da cabine, especialmente na parte traseira.
Fiat Grand Siena Essence |
Por R$ 38.710 o Grand Siena Attractive não decepciona com os 88 cv e 12,5 kgfm de torque do seu 1.4 8V. Com comando de válvulas variável, ele responde bem quando solicitado, mas não espere a mesma desenvoltura quando carregado. Se você o utilizará mais para o dia a dia e nem sempre carregado, ele pode ser uma opção, contudo, se ele será o carro da família e o porta-malas ficará cheio com mais frequência, opte pelo 1.6 16V.
Fiat Grand Siena |
Além do funcionamento suave, os 117 cv e 16,8 kgfm do Siena Essence (R$ 43.470) empurram o sedã de maneira mais “folgada”. O câmbio manual para as duas versões foi aprimorado e também está melhor. Os engates estão ligeiramente mais curtos e as marchas são selecionadas com mais suavidade. Um salto digno de nota foi da transmissão robotizada presente na versão Essence Dualogic (R$ 45.900). “Foi realizado um trabalho mais complexo de calibração. Nele, levantamos o maior número possível de situações de trocas de marcha e realizamos a análise de cada uma. Como consequência, conseguimos eliminar grande parte dos ‘soluços’ sentidos em caixas desse tipo”, explica Claudio Demaria, diretor de engenharia da Fiat.
Fiat Grand Siena Attractive |
E, na condução, o que se nota é bem isso mesmo. Mesmo nas saídas de primeira e segunda marchas, a mais comum nas cidades, é perceptível que o sistema atua até de maneira mais rápida. As passagens não são seguidas daquele “tranco” característico em câmbios do tipo. Para manobrar, contudo, a dificuldade permanece uma vez que não é possível controlar a embreagem e ele nem acelera levemente como um carro automático.
Fiat Grand Siena |
Enquanto o Siena EL continuará em linha para brigar na faixa dos sedãs 1.0, o Grand Siena comprovou que está nos níveis dos rivais mais recentes e pronto para a disputa no mercado. Tomando como base o Grand Siena Attractive, seu preço é competitivo quando comparado ao Chevrolet Cobalt (parte de R$ 39.980). Se já vem com ar-condicionado de série, fica devendo o ABS e airbag de série presentes no Fiat. Correndo por fora, o Nissan Versa mais acessível é oferecido por R$ 35.590 e tem a vantagem de já vir com motor 1.6 16V de 111 cv. Porém, fica devendo ABS, ar-condicionado e vidros elétricos.
Interior pode receber acabamento em dois tons como opcional |
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