O poder da terapia alternativa para beleza

{[['']]}
Na era do silicone e do preenchimento, as terapias alternativas de beleza vão na contramão da corrente e conquistam mais adeptos na mesma velocidade com que o efeito do Botox vai embora

O poder da terapia alternativa

Aromaterapia
O que é Não basta sair por aí colhendo flores no jardim para perfumar a casa nem pendurar um ramo de alecrim atrás da orelha para se livrar da celulite. É preciso usar óleos essenciais puros extraídos das plantas, que têm poder tanto para controle da saúde quanto para estética. O segredo da aromaterapia, que já é considerada uma ciência na França, onde até faz parte da medicina, é saber como manipular os óleos essencias corretamente para atingir cada objetivo.

Indicação Envelhecimento cutâneo, gordura localizada, dificuldade de emagrecimento, celulite, acne, melasmas, entre outros.

Como funciona Os aromas podem ser administrados em forma de infusão, para ser inalada, ou de óleo essencial, aplicado na pele. Como o óleo essencial é uma química extremamente concentrada, é de difícil penetração. Por isso, todo óleo essencial (exceto a lavanda e o teatree) precisa ser misturado a um óleo vegetal (prensado a frio como se fosse um azeite extravirgem), que vai carregá-lo para dentro da pele. O mais conhecido desses óleos “transportadores” é o de semente de uva, rico em polifenóis e alfatocoferol, antioxidantes que combatem o envelhecimento da pele. Você mesma pode preparar a combinação dos óleos em casa, como ensina a psicóloga e aromaterapeuta Sâmia Maluf, de São Paulo: “Para cada 100 ml de óleo vegetal, adicione de 20 a 30 gotas do óleo essencial”. Você pode deixar a mistura pronta para usar, por exemplo, depois do banho, mas é sempre melhor bancar a alquimista e fazê-la na hora para garantir suas propriedades. O uso do óleo pode ser associado a outros procedimentos, como massagem modeladora, drenagem linfática, esfoliação, hidratação da pele.

Sessões Uma a duas vezes por semana, com resultados já na primeira sessão.

Contraindicação Para as gestantes, só é permitido o uso de óleo de amêndoa doce (prensado a frio) e, a partir do quinto mês, o de lavanda. Para hipertensos, é contraindicado o uso de alecrim e tomilho. Hipotensos não devem utilizar ilangue-ilangue e manjerona.

Oligoterapia
O que é Já pensou em levar seu corpo a uma oficina para que ele seja regulado e que todas as suas peças funcionem perfeitamente? A ideia é, por meio da reposição de minerais, equilibrar o metabolismo sem necessidade de pílulas, injeções ou qualquer coisa considerada invasiva para tornar o corpo mais receptivo aos tratamentos tradicionais.

Indicação Dificuldade de emagrecimento, flacidez, cabelos enfraquecidos.

Como funciona Começa com uma avaliação das suas carências nutricionais. Você responde a um questionário e, conforme os sintomas, sinaliza se algum mineral está em falta. Depois de avaliadas as carências, a reposição dos minerais pode ser feita de duas formas: por meio da administração de uma solução espirrada sob a língua ou através da pele. No segundo caso (e mais comum), géis de rápida absorção são aplicados no antebraço, no interno de coxa ou nas costas. Em seguida, o terapeuta utiliza um aparelho, que gera uma corrente elétrica de baixa intensidade para facilitar a penetração do produto na pele. O tratamento pode ser seguido por um procedimento estético convencional, inclusive com uso de aparelhos como o Manthus, um ultrassom indicado para a redução da gordura localizada. Os mais importantes, segundo a nutricionista e farmacêutica-bioquímica Claudia Torquato, diretora técnica da Oligoflora, são:

SILÍCIO Participa da formação de colágeno e elastina, os alicerces da pele; e normaliza a microcirculação, responsável por nutrir as células e que, prejudicada, pode dar origem à celulite. A falta do mineral pode ser notada quando a pele está flácida, os cabelos quebradiços e há retenção de líquido — bata na madeira!

MAGNÉSIO Tem mais de 300 ações distintas no organismo, como a desintoxicação e o equilíbrio do stress. Em falta, provoca retenção de líquido, irritabilidade e déficit de memória.

CÁLCIO Além de ser um agente imprescindível na composição do tecido ósseo, auxilia na queima de gordura e na geração de energia. Sem cálcio, o organismo pisa no freio e funciona lentamente, por isso fica tão difícil perder peso.

Sessões Duas por semana, com resultados a partir da quarta sessão.

Contraindicação Alterações cutâneas como alergias e doenças de pele.

Ginástica Facial
O que é Tudo bem que você tenha preguiça de ir à academia, mas esse tipo de ginástica pode ser feito até dentro do carro e você nem precisa esperar o verão para mostrar o resultado. Difundida pela fisioterapeuta americana Miss Craig na década de 60, a ginástica facial pode resolver esse descompasso. A técnica combina exercícios para tonificar a musculatura e prevenir ou suavizar os sinais de envelhecimento, colo e pescoço. Inicialmente foi usada para reabilitar mutilados de guerra e pacientes com paralisia facial, mas ganhou fãs nas clínicas de estética.

Indicação Flacidez, rugas e sinais de expressão.

Como funciona A cada vez que você franze as sobrancelhas ao receber um e-mail do seu chefe ou que, involuntariamente, aperta os olhos quando está sobrecarregada de trabalho, está forçando seus músculos faciais, logo abaixo das três camadas de tecido que formam a pele. Esses vícios de expressão acentuam as rugas e a flacidez da pele. “A ginástica facial age como um preenchimento natural”, compara a terapeuta facial Bartira Bravo, de São Paulo. Com a execução de exercícios adequados, as fibras musculares recebem mais sangue e oxigênio. “Assim como acontece com os músculos do corpo, os da face também acabam se encorpando e ganhando elasticidade, o que reduz a flacidez e atenua as rugas”, afirma. A partir do segundo mês, é possível notar o levantamento das linhas da sobrancelha, dos olhos e dos lábios, além da melhora no contorno do rosto, das bochechas e do pescoço. E a combinação de movimentos que vai chegar a esse resultado é adaptada para atender às necessidades específicas de cada pessoa, de acordo com as medidas de seu rosto, seu histórico e nível de envelhecimento. A vantagem do método é que a manutenção do tratamento pode ser realizada em casa, sem a necessidade do acompanhamento de um profissional. Basta reservar de 10 a 20 minutos diários para o treino — sim, é como ir à academia!

Sessões Oito, com frequência variável (de semanal a mensal, de acordo com a disponibilidade da cliente), e manutenção diária e contínua em casa.

Contraindicação Pessoas com problemas odontológicos ou de articulação devem consultar o dentista.

Massagem Facial
O que é Se massagem no bumbum funciona, imagine o que pode fazer no seu rosto. Essa tem o intuito de estimular e tonificar os músculos e melhorar a textura da pele, além de dar a mesma sensação de relaxamento que uma massagem corporal proporciona.

Indicação Rugas, flacidez, falta de viço.

Como funciona Cada rosto tem uma expressão. Por isso, o terapeuta treinado observa a estrutura da pele. É como se ele tivesse uma visão de raios x que o permitisse ver todos os músculos e pontos críticos da sua face. Com base nessa análise individualizada, ele determina quais movimentos deverão ser utilizados no tratamento de cada cliente. Na massagem facial, o profissional dá beliscões suaves e ligeiros na pele com o polegar e o indicador, acompanhando a direção dos músculos. As manobras aliviam a tensão nos ligamentos desses músculos, o que suaviza as linhas de expressão. “É como se a pele flácida fosse colada novamente ao músculo e recebesse mais alimento.

Além disso, os movimentos estimulam a circulação sanguínea, o que significa que as células recebem mais nutrientes. Geralmente são aplicadas máscaras de ingredientes naturais para complementar o tratamento. A diferença no viço pode ser percebida instantaneamente, por isso a técnica também é uma boa opção para aquele dia em que você tem uma grande festa à noite e quer deixar a pele macia e revigorada.

Sessões Uma por semana, durante dez semanas, com resultados já na primeira sessão.

Contraindicação Alterações cutâneas, baixa imunidade.

Terapia das Pedras Vulcânicas
O que é Elas não têm nada a ver com a criptonita do Super-Homem, mas ninguém pode negar que têm poderes: por causa de sua porosidade e composição química (são ricas em minerais como ferro, silício e alumínio), as pedras têm alta capacidade de absorver calor. Acredita-se que terapias com pedras quentes já eram comuns no Egito antigo e na civilização Maia. Difundida na Europa e nos EUA, a técnica nada mais é do que uma drenagem linfática otimizada com pedras vulcânicas preaquecidas a 35 °C.

Indicação Celulite e retenção de líquido.

Como funciona O corpo é coberto por óleo, o que facilita o deslizamento das pedras. Com elas nas mãos, o terapeuta inicia a massagem. “Os movimentos seguem o caminho dos gânglios linfáticos, ajudando a eliminar as toxinas do organismo e reativar a circulação sanguínea deficitária, que são responsáveis pela formação da celulite”, explica a fisioterapeuta Tania Cristina Almeida Pina, do Centro de Bem-Estar Khora, em São Paulo. Após quase 1 hora de sessão, o profissional posiciona as pedras sobre toda a extensão da coluna — cervical, lombar e sacral — com o objetivo de aliviar a tensão. A sensação de desinchaço é imediata, mas o ideal é fazer um intensivo de dez sessões (duas por semana) e seguir o tratamento para sempre com uma sessão semanal.

Sessões Duas por semana, com resultados já na primeira sessão.

Contraindicação Alterações cutâneas, problemas cardíacos e febre.

Bambuterapia
O que é Se você pensa que já inventaram tudo que era possível de bambu — de bandeja de café da manhã a camiseta ecológica —, espere até testar a técnica francesa de massagem em que, em vez dos dedos, o profissional utiliza bambus de diferentes comprimentos e diâmetros para a realização dos movimentos. As manobras podem ser suaves, para relaxamento, ou mais vigorosas, para ajudar na redução de medidas.

Indicação Celulite, gordura localizada, culote, retenção de líquido.

Como funciona O profissional aplica um creme para facilitar o deslizamento do bambu — ele pode conter ativos calmantes ou que estimulem a queima da gordura, de acordo com o objetivo do tratamento. Os bambus de menor calibre são utilizados para massagear o rosto e os pés, enquanto os maiores e mais grossos são reservados para as áreas mais extensas, como as costas e as pernas. “Os movimentos rigorosos de amassamento dissolvem a gordura acumulada no culote, glúteo e posterior de coxa”, diz a fisioterapeuta Rosane Mattos, da Clínica Dicorp, no Rio de Janeiro. Movimentos trepidantes — ainda com um pouco de pressão — ativam a circulação sanguínea para facilitar o aporte de nutrientes e aliviar a compressão dos vasos. No abdômen, movimentos circulares ajudam a modelar a cintura. Para terminar a sessão, que dura aproximadamente 1 hora, o terapeuta massageia o corpo com o bambu, realizando manobras circulares e ascendentes, que estimulam a drenagem linfática. No início da sessão, você pode sentir um pouquinho de dor, principalmente quando o bambu é pressionado contra pontos de grande acúmulo de gordura ou de celulite, mas a parte final do tratamento é bastante relaxante.

Sessões Duas por semana. A partir da quinta sessão, é possível ver os resultados.

Contraindicação Alterações cutâneas, infecções, febre, baixa imunidade e gravidez.

Acupuntura
O que é Nem sempre embarcar numa furada é sinônimo de algo negativo! A acupuntura é uma técnica chinesa milenar que usa agulhas bem fininhas para equilibrar a energia do organismo (sua base é a harmonização de dois opostos: yin e yang. Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde por sua eficácia no combate a uma série de doenças, tem um mecanismo de ação complexo: “Ela estimula o sistema nervoso central, promovendo a liberação de substâncias químicas capazes de aumentar a imunidade, equilibrar o sistema endócrino e também a pele”, diz a dermatologista Maria Assunta Nakano, chefe do Ambulatório de Acupuntura em Dermatologia do Setor de Medicina Chinesa da Unifesp. Assim como a acupuntura voltada para a saúde, a versão estética é também descrita há 5 mil anos.

Indicação Celulite, rugas da face, flacidez, estrias, acne, manchas, entre outros.

Como funciona Os pontos estimulados dependem do problema. Para suavizar as rugas da face, primeiro são analisados os músculos envolvidos. Então, o acupunturista escolhe os pontos que vão relaxar ou tonificar esses músculos e, assim, atenua os sinais de envelhecimento e de tensão. As agulhas provocam uma vermelhidão na pele, que causa a liberação de neurotransmissores que melhoram a circulação e estimulam o colágeno no local das picadinhas. Uma forma de aumentar a eficiência é estimular as agulhas eletricamente. “Com a eletroacupuntura, o tempo de tratamento pode ser reduzido e conseguimos atuar em um maior número de funções, como a quebra da gordura, que é quase impossível sem o estímulo elétrico”, diz Maria Assunta.

Para combater a celulite, são estimulados desde pontos no local que promovem a tonificação da região até alguns mais distantes, como o relacionado ao fígado, para fazer a energia circular. “De acordo com nossos estudos realizados na Unifesp, podemos dizer que 90% das pessoas que fazem o tratamento têm uma melhora que varia de 25 a 100%, de acordo com a idade e o grau de acometimento”, garante a médica acupunturista.

Sessões De dez a 15, com intervalo semanal, e, depois, manutenção mensal.

Contraindicação Usuários de marca-passo não podem fazer eletroacupuntura. Doenças que interferem na imunidade, como câncer (nesse caso, está indicada a acupuntura geral, para fortalecer a imunidade e diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia).
Share this game :

Nenhum comentário:

Postar um comentário